Select Page

Nova Economia dos Plásticos

Com o intuito de promover uma transição para uma nova economia dos plásticos, mais circular e eficiente no uso de recursos, é necessário o envolvimento de todos os agentes da cadeia de valor, apostando na análise do ciclo de vida dos produtos, na inovação e no design desde a concepção, à produção, à utilização e à reciclagem, acabando com o conceito “fim-de-vida”, promovendo a reutilização, reparação e reciclagem.

A iniciativa liderada pela Ellen MacArthur Foundation reúne stakeholders para repensar e redesenhar o futuro dos plásticos e impulsionar a economia circular.

O Compromisso Global da Nova Economia dos Plásticos tem como objectivo criar uma nova realidade para as embalagens plásticas. As metas incluem:

  • Eliminar embalagens plásticas problemáticas ou desnecessárias e alterar de modelos de uso único para modelos de reutilização.
  • Inovar para garantir que 100% das embalagens plásticas possam ser reutilizadas, recicladas ou compostáveis com facilidade e segurança até 2025.
  • Circular o plástico produzido, aumentando consideravelmente a quantidade de plásticos reutilizados ou reciclados e transformados em novas embalagens ou produtos.